Sabina terá observação noturna do céu no sábado

Equipe do Planetário irá mostrar para o público constelações, indicar nome de estrelas e características de diversos objetos celestes importantes; atividade começa às 19h, mas é preciso fazer inscrições antecipadas

 

Santo André, 24 de maio de 2018 – O Planetário e Cinedome de Santo André realiza neste sábado (26), a partir das 19h, mais uma atividade de observação noturna no Núcleo de Observação do Céu (NOC), espaço que fica na área externa da Sabina. As observações noturnas do NOC incluem reconhecimento do céu, em que a equipe do Planetário realiza o apontamento das principais constelações, indicando para o público nomes de estrelas, além de posições e características de diversos objetos celestes importantes.

 

Após o reconhecimento, os telescópios e binóculos do NOC são então disponibilizados para que o público tenha a oportunidade de observar o céu em detalhes. De acordo com o coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira, se o tempo ajudar será possível visualizar a lua e suas crateras, além de planetas como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e alguma das suas luas. “Além disso, alguns dos chamados objetos de céu profundo, tais como belos aglomerados e formosas nebulosas e galáxias, estarão visíveis caso haja condições para a sua observação”, acrescentou.

 

Também poderão ser apreciadas passagens de satélites artificiais, como a Estação Espacial Internacional e o Telescópio Espacial Hubble, ou ainda fenômenos especiais, como passagens de cometas, chuva de meteoros e eclipses, caso estes venham a ocorrer na noite de observação. Pereira acrescenta que, em caso de chuva ou de céu nublado, a atividade de observação será realizada dentro da sala de projeção do Planetário, com o auxílio do projetor de estrelas Starmaster, da empresa alemã Carl Zeiss.

 

Para participar é preciso fazer inscrições antecipadas pelo e-mailsabina@santoandre.sp.gov.br com nome completo de cada participante, data de nascimento e número do RG. Serão disponibilizadas 230 vagas. A atividade custa R$ 10 com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos da Prefeitura de Santo André, crianças de 6 a 12 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos, com comprovação.

 

Serviço

Observação noturna do céu na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)
Telefone: 4422-2001 | E-mail: sabina@santoandre.sp.gov.br
Ingressos para a atividade: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos (não inclui passeio pela Sabina)

Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *