Ribeirão Pires promoveu conscientização sobre respeito às leis de trânsito no Maio Amarelo

Prefeitura realizou durante o mês atividades em escolas e ações educativas em ruas da cidade

 

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, promoveu durante o último mês atividades educativas com estudantes da rede municipal de ensino e nas ruas da cidade para chamar a atenção da população sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As ações integraram o calendário da campanha Maio Amarelo.

Por meio de parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, alunos e professores da Escola Municipal Herbert José de Souza participaram de formações e atividades lúdicas sobre o assunto. Mini circuito de trânsito foi levado ao ambiente escolar para contribuir no processo de aprendizado e conscientização. Jogos lúdicos e quebra-cabeças também foram utilizados com as crianças para ensinar sobre as leis e a segurança no trânsito.

“Essas crianças são multiplicadoras de conhecimento e levam para casa o que estão aprendendo aqui, com nossos profissionais. Respeitar as leis de trânsito é um ato de cidadania. É também o respeito à vida”, disse o secretário de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires, José Adão Alves.

No período da campanha, agentes e gestores da Secretaria de Transporte e Trânsito da cidade promoveram atividades educativas em vias da cidade. Com auxílio dos personagens Mr. Mão e a Foca da campanha “Foca no Trânsito”, pedestres e condutores foram orientados e estimulados à respeitar e usar a faixa de pedestre.

 

O calendário de atividades do Maio Amarelo teve início com a realização de palestras direcionadas aos motoristas de ônibus da empresa Rigras – que detém a concessão das linhas municipais. As palestras foram ministradas por profissionais da Secretaria de Transporte e Trânsito.

Alunos da ETEC da cidade também participaram de atividade sobre prevenção de acidentes de trânsito. Até este mês, estudantes da Escola Estadual Antônio Pádua Paschoal de Godoy participam de curso ministrado pela Prefeitura com a temática “Nós somos o trânsito”. Durante as atividades, cerca de 250 alunos serão estimulados a refletir sobre o assunto, compreendendo as ações do “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” e do “Maio Amarelo”.

Sobre o Movimento “Maio Amarelo” – O Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Ribeirão Pires, as ações voltadas para a conscientização acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas durante este mês. No período, também são reforçadas as ações de fiscalização.

Sobre o “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” – A Prefeitura de Ribeirão Pires aderiu em 2017 ao “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, do Governo do Estado de São Paulo. Trata-se de uma série de atividades desenvolvidas nos municípios para reduzir o índice de acidentes de trânsito, especialmente com vítimas fatais. Em outubro do último ano, a Prefeitura e o Governo celebraram convênio para o repasse de R$ 1,1 milhão que será destinado à intervenções no sistema viário e atividades educativas na cidade.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *