Ribeirão Pires promove programa de Educação Patrimonial

Programa voltado a profissionais e alunos da rede de ensino, promove a valorização das potencialidades culturais e naturais do município, por meio da educação

 

Nesta terça-feira, dia 22, a equipe do CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio realizou capacitação para professores da Escola Municipal Yoshihiko Narita pelo Programa Municipal de Educação Patrimonial.

 

A capacitação técnica, ministrada pelo diretor de patrimônio do município, Marcílio Duarte, abordou os temas patrimônio cultural material e imaterial, patrimônio natural e história do município.

 

Até o mês de maio, o programa registrou um total de 659 atendimentos, entre visitas escolares e formação de profissionais da educação de escolas municipais, particulares e estaduais. Instituído pela Lei Municipal 6.227/2018, com base na Lei 5.907/2014 (Plano Diretor), o programa faz parte do Plano Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da cidade.

 

O projeto também oferece os serviços de visita guiada a pontos turísticos oficias da cidade, aos museus públicos municipais (Histórico, Pinacoteca e Arte Contemporânea) e aos pontos culturais de valor histórico.

 

Mais do que ações educativas, o Programa de Educação Patrimonial colabora diretamente com os objetivos da política urbana de Ribeirão Pires e ajuda a consolidar o Turismo na cidade, tendo como princípio a educação a partir da valorização das potencialidades culturais e naturais da Estância.

 

As atividades são desenvolvidas gratuitamente pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio do CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, ligado a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Coordenação de Projetos Pedagógicos, ligada a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia.

 

O primeiro ciclo de atividades está encerrado, e as inscrições para a segunda temporada de atividades está prevista para o segundo semestre de 2018. . Mais informações sobre o Programa Municipal de Educação Patrimonial devem ser obtidas pelo telefone 4825-9049.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *