Ribeirão Pires inicia atendimento do Centro de Diagnóstico por Imagem

    A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires por meio da secretaria de Saúde e Higiene inaugurou, na última terça-feira (6), o primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem da Estância com serviços de exames de tomografia para a população atendendo primeiramente urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia (UPA).

    Este é um dos principais investimentos da administração no setor da saúde. No final do ano de 2013, o prefeito Saulo Benevides (PMDB) com o apoio do Deputado Federal José Vicente de Abreu solicitou o pedido do aparelho, conseguindo finalizar a compra no ano de 2014 e liberação de verba de emenda federal no valor de R$661 mil.

    O novo Centro de Diagnóstico por Imagem é uma novidade no município, segundo o prefeito, Ribeirão Pires nunca teve um aparelho deste porte, fato que obrigava os munícipes a se deslocar a hospitais de referência da região do Grande ABC para a realização dos exames. “Este é um ganho inestimável no setor da Saúde que favorecerá a toda população. Além investirmos em melhorias estruturais e adquirirmos novas ambulâncias, investimos também em novos aparelhos, para a realização de exames no município, não havendo mais necessidade de deslocamento do paciente para outras cidades”, conta.

    Saulo complementa ainda que o equipamento atenderá munícipes de outras regiões. “Mesmo com a restrição, a UPA atende pacientes de Mauá, Rio Grande da Serra e Suzano que totalizam 30% da demanda de atendimento à população”, finaliza.

    O presidente do Conselho de Saúde, João Veiga, parabeniza a gestão pela “economia e investimento no benefício do Centro de Diagnóstico para o setor da Saúde na cidade de Ribeirão Pires”.

Funcionamento

     Inicialmente o aparelho atenderá casos de urgência e emergência na UPA Santa Luzia. Em tempo variado de 7 à 30 minutos de exame, o aparelho computadorizado com tecnologia de ponta, entrou em funcionamento após adaptações da sala com plataformas para instalação, rede de energia elétrica, ar condicionado e outros quesitos solicitados pela fabricante Semp Toshiba.

    Segundo o secretário de Saúde, José Carlos de Jesus da Silva, a Secretaria de Saúde e Higiene trabalha a caminho da humanização. “Estamos construindo um novo modelo de saúde para oferecer aos munícipes maior qualidade no diagnóstico, que poderá ser acessado via internet, e análises clínicas sem precedimento cirúrgico”, explica o secretário.

   Além do novo Centro de Diagnóstico por Imagem, a Prefeitura investiu também em médicos especializados e técnicos, todos habilitados para operar o equipamento. “Com espaço específico resistente a radiação, técnicos preparados para a operação da máquina e especificações exigidas atendidas, o tomógrafo já possui total segurança para funcionamento”, finaliza o secretário.

Inauguração do Primeiro Tomógrafo na UPA de Ribeirão Pires - Foto Gabriel Mazzo (1) Inauguração do Primeiro Tomógrafo na UPA de Ribeirão Pires - Foto Gabriel Mazzo (2) Inauguração do Primeiro Tomógrafo na UPA de Ribeirão Pires - Foto Gabriel Mazzo (4) Inauguração do Primeiro Tomógrafo na UPA de Ribeirão Pires - Foto Gabriel Mazzo (5) Inauguração do Primeiro Tomógrafo na UPA de Ribeirão Pires - Foto Gabriel Mazzo (6)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *