Prevenção e diagnóstico de doenças respiratórias são temas de Conferência de Inverno em Ribeirão Pires

Médicos da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade ministraram palestras gratuitas para profissionais do setor e moradores

Nesta quarta-feira, dia 21, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu a 1ª Conferência de Inverno, na data que marca o início da estação. Durante a atividade, médicos especialistas da rede municipal ministraram palestras sobre questões relacionadas a doenças comuns nesta época do ano, com especial atenção aos problemas respiratórios.

A médica neonatologista e pediatra Dra. Elma Vega Bexiga apresentou informações sobre doenças respiratórias entre crianças. Na sequência, casos de pneumonia em adultos e idosos foram discutidos na palestra ministrada pela médica generalista Dra. Célia Regina Ramos. Para finalizar a Conferência, o médico Dr. Martin Perez Junior abordou o tema meningite.

Medidas simples, como a lavagem das mãos, foram apresentadas como a melhor forma de evitar a disseminação das doenças. “Os pais ou responsáveis também devem estimular as crianças a brincarem ao ar livre para que possam tomar mais sol, além de praticarem mais atividades físicas”, declarou Dra. Elma.

Entre as doenças respiratórias, a mais comum entre crianças é a pneumonia. “Esta é a maior causadora de óbitos neste grupo. A doença pode estar associada a fatores socioculturais, em crianças que evoluíram mal, que nasceram prematuras, que têm refluxo ou má nutrição. Higienizar bem os ambientes, evitar aglomerações e manter em dia o calendário vacinal das crianças são um conjunto de ações fundamentais para prevenir essa e outras doenças respiratórias”, disse.

Entre idosos, a pneumonia, assim como outros tipos de infecções, exige atenção especial dos familiares. “Os idosos, diferentemente dos jovens, não têm a mesma manifestação da doença, que geralmente apresenta febre. Os sintomas são mais relacionadas a mudanças de comportamento, como confusão, apatia, perda de apetite e delírios”, explicou  a médica generalista, Dra. Célia Regina.

“É de extrema importância garantirmos tanto aos profissionais que atuam na rede municipal de saúde quanto aos moradores da cidade acesso à informações sobre sintomas e formas de transmissão de doenças comuns no inverno. Alguns cuidados simples podem prevenir problemas respiratórios causados por uma gripe, por exemplo, evitando, ainda, casos mais graves e que representam risco à saúde de todos”, explicou a Secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *