Presidente do Consórcio abre a Conferência Intermunicipal de Educação

Evento é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE)

 

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC Orlando Morando participou da abertura da Conferência Intermunicipal de Educação nesta sexta-feira (2), no campus de São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento reuniu titulares da Pasta de Educação dos sete municípios, além de autoridades, convidados e professores da região para debater o monitoramento dos Planos Municipais e do Plano Regional de Educação (PRE). A conferência continua neste sábado (3),  e deve deliberar e aprovar as propostas da região para a Conferência Estadual.

 

Orlando Morando, que também é prefeito de São Bernardo, considera de extrema importância um evento como este. “Não estou aqui por obrigação, pelo simples fato de São Bernardo sediar a Conferência. Mas, sim, porque acredito que o debate é fundamental para o enriquecimento das teses e de diferentes pontos de vista”, destacou Orlando, durante o seu discurso de abertura.

 

A conferência foi organizada pelas secretarias municipais, o Consórcio Intermunicipal, a UFABC e o Sindicato dos Professores do ABC. Os organizadores acreditam que o evento reuniu cerca de 500 participantes, entre eles 360 delegados dos municípios e 60 observadores e convidados.

 

Para o professor e coordenador Paulo Yamaçake, o evento é muito importante pois debater a Educação é muito desafiador e estimulante. “Acredito que esta conferência tenha como foco a consolidação dos sistemas e dos planos de educação, completa o professor. Já o anfitrião Klaus Capelle, reitor da UFABC de São Bernardo, destaca que a Educação tem de ser uma política de Estado. “ A Educação não pode ser uma política deste ou daquele partido”.

 

Os principais objetivos da conferência são monitorar e avaliar cumprimento dos Planos Nacional, Estadual, Regional e Municipais de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações, discutir e aprovar as propostas municipais para o documento de referência disponibilizado pelo Fórum Nacional de Educação e Eleger os delegados regionais que representarão as 7 cidades na Conferência Estadual de Educação.

 

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, acredita que não é possível se fazer educação em nosso país sem professores motivados. “O professor é mais que uma peça fundamental nesse processo, ele é primordial. Todo o investimento do Poder Público em Educação deve ter como foco o professor”, disse Palacio.

Além de ser um espaço aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, a conferência municipal é uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2018.

 Presidente do Consórcio Intermunicipal Orlando Morando na Conferência Intermunicipal de Educação

 Divulgação/Consórcio

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *