PaniPizza, o novo conceito de que as pizzarias podem vender mais que pizzas

Final 1 pão pastorExpoPizzaria, na sua 6ª edição, traz uma área destinada às discussões do setor e profissionalização dos pizzaiolos

 

Assim como as padarias, que nos anos 80 diversificaram o tradicional balcão de pão e passaram a vender vários produtos, transformando-as em espaços de convivências, as pizzarias podem – e devem – investir em novo modelo de negócios para aumentar seus lucros.

 

O PaniPizza é um evento paralelo, que acontecerá dentro da ExpoPizzaria, edição 2016 – a maior feira do segmento da América Latina que oferece produtos, serviços e conhecimento do setor. O espaço, destinado à pesquisa, entendimento e capacitação profissional, tem como objetivo apresentar possibilidades para além de servir apenas pizzas quentinhas. A ideia é trazer a expansão da oferta de produtos e serviços.

 

De acordo com Jairo Klapp, sócio proprietário da JKPG, empresa de consultoria especializada em eventos e organizadora da ExpoPizzaria, mais do que produtos, a pizzaria precisa ganhar dinheiro com serviços. “Nesse local, por exemplo, podemos encontrar pizzas, mas, se o cliente desejar, pode levar para casa também um pão artesanal, um pão com valor agregado. E o que é melhor, elaborado com os insumos que já fazem parte da rotina do pizzaiolo”, conta.

 

O objetivo do PaniPizza é fortalecer a ideia de que o que ele vendia era commodity, ou seja, apenas pizza. Entendendo as novas necessidades do consumidor e até abrindo caminhos para enfrentar a crise econômica, o proprietário da pizzaria se renova, se reinventa, e passa a diversificar o mix de produtos oferecidos aos consumidores. “Com isso, gera lucro e encontra nichos para diversificar e ampliar o setor”, conclui o entusiasta Jairo. “Não queremos competir com as padarias, mas buscamos encontrar maneiras de complementar a renda desse empreendedor”.

 

Definitivamente estão com os dias contados os modestos estabelecimentos que recebiam fregueses para, simplesmente, comprar pizzas. É preciso criar um novo conceito, porque quem não se adapta fica para trás e o mercado hoje está sempre carente de coisas novas. Chamar a atenção para o inusitado pode atrair mais clientes. Pizzas, calzones, fogaças, esfirras, paninos e até pães sofisticados e artesanais, podem compor a lista de itens apresentada ao cliente.

Já que os ingredientes básicos e essenciais para uma nova linha de produtos estão à mão do pizzaiolo, é preciso investir em aprendizado e qualificação da mão de obra para que, com a mesma massa de pizza, possa se elaborar pães artesanais saborosíssimos (veja receita abaixo).

 

Na sua 6ª edição, a ExpoPizzaria Atacadão, que acontece nos dias 11 e 12 de julho, das 11 às 19 horas no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, reforça esse conceito de inovação e defende tanto as mudanças em curso, como a formação e a capacitação dos profissionais do setor. Durante os dois dias, teremos palestras, workshops e receitas passo a passo para a produção desses alimentos elaborados com trigo. A feira, criada, organizada e dirigida para a cadeia produtiva desse universo chamado pizza, traz ainda novidades técnicas, equipamentos, serviços, estratégias, necessidades para o negócio e novas oportunidades.

 

Serviços
ExpoPizzaria (6ª edição)
Data: 11 a 12 de julho de 2016
Horário: 11h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Ala Oeste – São Paulo

Informações para a Imprensa

Mirian Ruiz / miriantruiz@gmail.com / 9 4744-9782

 

Receita

Créditos: Chef Eduardo Beltrame (ExpoPizzaria 2016 – PaniPizza) / Fotos: Ivanildo Porto

Massa de pizza condimentada

Rendimento: 10 discos para pizzas médias

Ingredientes massa (foto 3036)

1 kg de farinha de trigo

20 g de sal

20 g de açúcar refinado

30 g de fermento fresco

50 ml de azeite

500 ml de água

Ervas finas a gosto

Pimenta síria a gosto

Preparo da massa passo a passo

1.       Em uma bowl grande, misture todos os ingredientes. 3038

2.       Dê ponto da massa com a água. 3040

3.       Misture muito bem, até incorporar os ingredientes. 3043

4.       Despeje sobre uma bancada lisa e sove muito bem a massa. 3044

5.       Separe a massa em porções de 50 g e modele bolinhas. Deixe descansar sobre o fubá. 3047

6.       Deixe descansar por, no mínimo, 2 horas, cobertas com um plástico. 3049

7.       Para uma fermentação de excelência, deixe a massa descansar por 12 horas na geladeira. 3050

 

Dicas do chef

·         Se quiser obter mais coloração na massa após assada, adicionar mais 30 g de açúcar refinado aos ingredientes da massa.

·         Pode-se prepará-la sem adição de temperos ou condimentos.

 

Modelagem do pão

Pão pastor

Rende 8 pães

Ingredientes recheio

2 kg de calabresa defumada fatiada

50 g de alho picado

100 ml de azeite

Orégano a gosto

Molho de pimenta a gosto

Passo a passo

Preparo do recheio montagem do pão

1.       Misture muito bem os ingredientes do recheio e reserve. Abra o disco da massa, com o auxílio de um rolo e sobre a mesa polvilhada com fubá. Deixe-a bem fina. 3051

2.       Disponha o recheio bem no centro do disco de massa. 3055

3.       Feche, dispondo as bordas da massa sobre o recheio. 3057

4.       Forme uma trouxinha. 3060

5.       Disponha em uma assadeira polvilhada com fubá e leve para assar, em forno convencional preaquecido a 200º C, por cerca de 20 minutos. 3072

 

Dica do chef

·         Você pode assar em forno a lenha, cuidando para cozinhar a massa na parte interna e para não queimar.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *