Operação integrada entre secretarias traz melhorias à rua Coronel Oliveira Lima

Iniciativa torna o principal ponto comercial de Santo André mais limpo e organizado

Santo André, 14 de agosto de 2017 – Poluição sonora, visual, lixo e comércio irregular cada vez mais deixam de fazer parte da rotina da rua Coronel Oliveira Lima, principal área comercial de Santo André. O local tem recebido atenção especial da Prefeitura por meio da “Operação Oliveira Lima”, programa integrado entre diversas secretarias e autarquias para manter a organização no espaço.

 

Se antes algumas placas e o som alto eram frequentes nos comércios, hoje já não é mais assim. Após diversas advertências e autuações, muitas das placas espalhadas na via foram retiradas e os ruídos foram restringidos apenas para a parte interna das lojas. Os resíduos recicláveis são constantemente coletados e não são mais descartados no calçadão. O comércio irregular, tanto na Oliveira Lima como nas adjacências, também tem tido dificuldades para ressurgir com as constantes fiscalizações.

 

Até o momento, quatro mutirões foram feitos pelas secretarias no local, sendo o mais recente realizado na última quinta-feira (10). Ao longo das quatro operações, foram emitidos 13 Autos de Infrações Ambientais (AIAs) e cinco Advertências Ambientais (AAs), feitas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André); um processo de ação fiscal e 10 notificações, feitos pelo Departamento de Controle Urbano; quatro autuações e cinco remoções, feitos pelo Departamento de Engenharia de Tráfego; 11 apreensões feitas pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André); remoção de mais de 50 lambe-lambes, feitas pelo Departamento de Manutenção e Obras e uma prisão em flagrante por tentativa de furto de carga, feita pela Secretaria de Segurança Cidadã. 

 

Para o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a operação é fundamental para que o espaço fique mais organizado e atraia mais consumidores. “Temos tido a colaboração dos comerciantes da Oliveira Lima e agido com presença de diversas secretarias para que a mais importante área comercial da cidade seja melhorada e mais agradável, para que  sempre gere emprego e renda. Vale ressaltar que o objetivo da operação não é prejudicar algum comerciante que tenha sido notificado, mas sim colaborar com uma maior qualidade entre todos os lojistas. Quanto maior a organização e a ordem, mais visitantes vamos atrair e mais vendas serão feitas”, disse o prefeito.

 

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ailton Lima, a operação tem sido bem-sucedida. “Neste ano o aspecto da região mudou completamente. Hoje a Oliveira Lima está bem melhor, mais limpa, ordenada e o índice de infrações diminui muito. A operação desta semana teve foco na verificação de que aquilo que foi demandado nas outras ações está sendo seguido. A operação tem tido um saldo muito positivo e nós vamos mantê-la”, afirmou o secretário.

 

O projeto é compromisso da atual administração, firmado durante reunião com representantes da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e a SOL (Sociedade Oliveira Lima), para realizar ações de limpeza, reparos da iluminação, serviços de poda, reforço do policiamento, regulamentação de artistas de rua, além de combate a ambulantes e som alto, bem como a placas, banners, descarte de lixo e papelão, além de comércios irregulares.

 

A iniciativa, que atende demanda antiga dos comerciantes, faz parte do programa “Santo André Eu amo, Eu cuido” e conta com apoio da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), SOL (Sociedade Oliveira Lima), Craisa, Semasa, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito, Secretaria de Cultura, Departamento de Controle Urbano e Departamento de Manutenção e Obras.

Foto: Alex Cavanha e Júlio Bastos/PSA

Texto: Renan Muniz