Mauá realiza Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

Primeira reunião abriu a série de trabalhos que irão ocorrer nos próximos meses

A Prefeitura de Mauá, através da secretaria de Cidadania e Ação Social municipal, realizou na sexta-feira (10) a primeira reunião da X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila Mercedes, com a presença de jovens e adultos da região.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento. Este primeiro encontro, nomeado de Conferência Livre e que norteou os participantes acerca das questões que envolvem os jovens e suas problemáticas, foi a abertura das demais ações que irão ocorrer nos próximos meses.

Ao longo das reuniões serão trabalhados alguns pontos principais, divididos basicamente em cinco eixos: promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Compuseram a mesa mediadora Sandra Ribeiro, representando a Secretaria de Cidadania e Ação Social, e Leni Damo, representando o Conselho Municipal das Crianças e do Adolescente. Em sua fala, Sandra debateu com os presentes sobre a importância da ação. “Trabalhar essa temática no dia a dia é muito importante. Orientar as famílias e a sociedade civil é um passo enorme para um futuro melhor”, pontuou.

A Secretaria de Cidadania e Ação Social vai promover sete encontros até o dia 17 de abril para ouvir a população atendida nos CRAS do município, inclusive crianças e adolescentes, para preparar a III Conferência Lúdica, marcada para dia 25 de abril, e a X Conferência Municipal, no dia 29. Esses encontros vão receber demandas e ajudar a elaborar o programa das conferências gerais.

O tema debatido na X Conferência Municipal será “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Após serem debatidas na cidade, as diretrizes apontadas aqui serão levadas para a Conferência Regional, depois para a Estadual, e por fim para a Nacional, marcada para dezembro.

Todo esse trabalho é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Confira a programação das Conferências Livres

Data

Horário

Local

Endereço

13/04

13h30

CRAS do Jd. Zaíra

Av. Castelo Branco, nº 2982 – Jd. Zaíra

14/04

9h

CRAS São João

Av. Barão de Mauá, nº 4050

14/04

13h30

CRAS Oratório

Rua Salvador, nº 266 – Jd. Oratório

16/04

9h

CRAS Macuco

Rua Remo Luiz Corradini, nº 155 – Macuco/Zaíra

16/04

13h30

CRAS Pq. das Américas/Casa Mateus

Rua América do Norte, nº 259 – Parque das Américas

17/04

13h30

CRAS Feital

Av. Benedita Franco da Veiga, nº 1083 – Bairro Feital

Fotos: Gil Sobrinho

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *