Dia nacional de combate à poluição

 No dia 14 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição. Pode-se entender por poluição qualquer tipo de degradação das condições ambientais, ocasionando uma perda mesmo que relativa da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.

Um exemplo grave de poluição comum que enfrentamos é a poluição das águas. Em Mauá, a Odebrecht Ambiental, concessionária de esgotamento sanitário da cidade já iniciou a operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá e com isso milhões de litros de esgoto deixaram de ser despejados nos córregos da cidade e no rio Tamanduateí.

Porém, para a efetiva despoluição dos rios, é fundamental a participação da população com relação ao descarte correto dos resíduos sólidos.  Atitudes como o despejo irregular de lixo e entulho em vias públicas e nos corpos d’água, utilização incorreta da rede de esgotamento sanitário e o descarte inadequado do óleo de cozinha nas pias podem causar muitos transtornos, além de um impacto negativo na qualidade de vida da cidade.

A rede de esgoto, por exemplo, não existe para servir como depósito de lixo. O descarte de papeis, plásticos, absorventes, pedaços de pano, óleo de cozinha e outros resíduos irá obstruir a passagem do esgoto e com isso os dejetos retornam para os próprios imóveis que os lançaram e provocam vazamentos na rua.

Assim, a população deve estar ciente de que se não houver uma consciência ambiental por parte de todos para utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário, e para o descarte dos resíduos sólidos, somente a retirada do esgoto bruto do leito dos córregos e do rio Tamanduateí não irá garantir a qualidade dos corpos d’água de Mauá.

Portanto, o dia de combate à poluição é uma importante data para refletirmos sobre a participação ativa da comunidade na compreensão das suas responsabilidades e mudança de hábito coletivo quanto à destinação adequada de resíduos.

vandalismo na rede de esgoto

 

retorno de esgoto para residência

 

lixo na rede de esgoto

 

concreto na rede de esgoto

 

Pin It

One thought on “Dia nacional de combate à poluição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *