Consórcio realiza nova capacitação de servidores das administrações locais

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu na segunda-feira (31) a primeira etapa do curso de capacitação em Geoprocessamento para Planejamento e Gestão Territorial, realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) por meio do Termo de Cooperação Técnico Científica (TCTC).

 

Este foi o terceiro curso contratado pela entidade regional para profissionais das administrações públicas, e que integra o conjunto de ações de capacitação para a gestão da política habitacional.

 

Mais de 30 técnicos das prefeituras do Grande ABC estão participando da capacitação. O curso surgiu da demanda dos próprios técnicos dos municípios que consideram a ferramenta de geoprocessamento de grande utilidade no cotidiano da gestão e na realização da política habitacional em suas prefeituras.

 

Entre as temáticas tratadas no curso estão: Fundamentos de Geoprocessamento: Conceitos básicos, Estruturas de Dados Espaciais, Tipos de Dados; Prática com o Software QGIS: Interface, Importação e Edição de Dados, Manipulação de Tabelas, Consultas e Elaboração de Mapas.

 

O segundo dia do curso acontece na próxima segunda-feira (7) e vai detalhar Fontes de Dados para Caracterização Habitacional: Conceitos e Formas de Acesso e como os municípios podem utilizar os dados gerados pelo diagnóstico habitacional do TCTC, além da Prática com o Software QGIS e Google Earth.

 

Para o geógrafo da Prefeitura de Mauá Francisco Oliveira, que participa do curso, a atividade está sendo muito proveitosa. “Eu estou gostando muito. É uma experiência muito importante conhecer uma nova ferramenta para o planejamento urbano”, destacou. Segundo ele, os computadores são bons e o software é muito fácil de manusear.

“A promoção desses cursos técnicos vai ao encontro da missão do Consórcio Intermunicipal, que é a capacitação dos profissionais e técnicos das administrações públicas do Grande ABC”, destacou Fabio Palacio, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal. 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *