Avião da FEI conquista o terceiro lugar no SAE Brasil de Aerodesign

Aeromodelo-Viper-Jet-eletrico-20131105213308Modelo monoplano competiu com maior capacidade de carga e motor tractor

São Bernardo do Campo – 04 de novembro de 2015- A Equipe de Aerodesign da FEI conquistou, no último final de semana, o terceiro lugar na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que ocorreu no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José Dos Campos/SP. Com o resultado, os estudantes de engenharia superaram o quarto lugar no último campeonato, em 2014. A Equipe recebeu também duas menções horrorosas: melhor apresentação oral e maior ‘acuracidade’ (precisão de cálculo da equipe com relação à carga que o avião carregou na competição).

Com 16 membros na equipe, os alunos trabalharam com uma nova metodologia de construção que aumentou a qualidade do Monoplano de asa alta construído, e com isso, obtiveram melhores resultados nos testes de voo. “A equipe aprimorou todos os métodos construtivos, com o objetivo de manter a aeronave construída com o mesmo padrão de peso, CG e dimensionais”, conta o capitão da equipe FEI regular, Tiago Santos, estudante do quarto ano de Engenharia Mecânica.

Ainda segundo Santos, a colocação no campeonato nacional veio com “gosto” de missão cumprida. “Estamos muitos felizes com o resultado, ainda mais considerando o nível da competição. Foi muita disputada, e estávamos brigando por um ponto”, conclui o estudante. Este é o melhor resultado da FEI na competição desde a sua primeira participação em 2002. Nesta edição, a equipe da FEI concorreu com mais 59 equipes do Brasil e do exterior.

O Projeto AeroDesign é voltado ao desenvolvimento do estudante de engenharia no ramo aeronáutico. Por meio de aeronaves rádio-controladas que são projetadas e construídas na FEI, os alunos que participam do projeto adquirem conhecimentos que vão além do que é ensinado em sala de aula. “Vemos este projeto como algo que nos incentiva a desenvolver diversas competências, como o trabalho em equipe, o trabalho com prazos, a solução de problemas inesperados, entre outros. Tudo isso contribui para a nossa formação profissional”, ressalta Tiago.

Sobre a FEI:

Com 74 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia,e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Sobre o SAE AeroDesign

O projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *